Selva de Pedra - Trilha Nacional - 1986



"Selva de Pedra", de Janete Clair, sucesso na sua primeira versão, em 1972, foi a escolhida para substituir o sucesso "Roque Santeiro". O remake, quase sem alterações, foi apenas atualizado por Regina Braga, conservando todos os personagens da primeira versão, era uma aposta certeira, mas que não surtiu o efeito desejado pela emissora, tanto que nunca foi reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", e só agora, 33 anos depois, ganhou uma segunda chance no Canal Viva, na comemoração de seus 10 anos. A trama de vingança e ambição gira em torno de Cristiano, que sonha em vencer na vida, e para isso não mede esforços, Simone, artista plástica que abdica da carreira para se casar com Cristinao e viver seu grande amor, e Fernanda, que se apaixona por Cristiano, e ao ser abandonada no altar por ele, desenvolve uma loucura misturada ao ódio e passa a fazer de tudo para destruí-lo.

Para a trilha sonora, produzida por Mariozinho Rocha, foi feita uma versão instrumental de "Rock And Roll Lullaby", para a abertura, remetendo ao sucesso tema do casal Simone e Cristiano, da versão de 1972. A idéia, era despertar a memória afetiva dos que acompanharam a saga de Cristiano, Simone e Fernanda, revividos por Toni Ramos, Fernanta Torres e Cristiane Torloni, respectivamente.

O casal (Simone e Cristiano), ganhou o tema "Demais", versão de "Yes, It Is', uma canção menos conhecida dos Beatles, gravada por Verônica Sabino, especialmente para a novela, e que foi um grande sucesso e marcava todas as cenas em que apareciam. Já Fernanda, teve como tema "Perigo", cantada por Zizi Possi, embalando, o que a princípio, parecia ser um relacionamento entre ela e Cintia (Beth Goulart), mas que foi descartado logo nos primeiros capítulos, foi o grande hit da trilha, tocando a exaustão na novela.

Algumas canções foram gravadas especialmene para a trilha, caso de "Mate-Depressa", de Sá e Guarabira e gravada por Marina, tema da personagem Laura (Maria Zilda), "Na Selva das Cidades", outro tema de Cristiano, gravada por Joe Eutanásia, "A Garota do Teatro Rebolado" foi composta especialmente para Fanny (Nicette Bruno), por Zé Rodrix e "Malandro Agulha", com a Blitz, tema do malandro Miro (Miguel Falabella). Gonzaguinha aparece com "Mamão Com Mel", tema de Jorge (Otávio Augusto), apaixonado por Simone (Fernanda Torres) e pai da rebelbe e atormentada Flávia (Deborah Evelyn), e Ivan Lins, com "Sede dos Marujos", tema do casal Joseph (Odilon Wagner) e Beatriz (Angela Figueredo), artistas plásticos, que ajudam a Simone se transformar em Rosana Reis, na segunda fase da novela.

Os sucessos que ja tocavam nas rádios, foram "Tudo Bem", de Lulu Santos, tema de Cintia (Beth Goulart) e "Náufragos do Amor", com efêmera banda Cheque Especial. Completam a trilha, "Toda Madrugada", com Renato Terra e "Tudo em Você", com Beto Guedes, tema de Diva (Iara Jamra), e seu romance com Miro.

Curiosidades sobre a trama e a trilha sonora:
  • A novela teve três diretores: Walter Avancini, dirigiu apenas os 20 primeiros capítulos da novela, sendo substituido por Daniel Filho, e depois por Denis Carvalho. Avancini e Daniel Filho, também dirigiram a primeira versão, em 1972.
  • A atriz Tânia Loureiro, intérprete de Olga, secretária do estaleiro Celmu S/A, viveu a mesma personagem nas duas versãoes da novela, em 1972 e em 1986.
  • A música "Malandro Agulha", foi a última gravação da Blitz. A banda se desfez logo em seguida, e a música saiu apenas na trilha da novela.
  • Marina Lima, ainda assinava apenas Marina, quando gravou o tema da personagem de Maria Zilda, especialmente para a novela. A música nunca integrou o repertório oficial da cantora e saiu apenas na trilha da novela, não entrando nem na coletânea "Marina Lima - Novelas", com os temas gravados por ela para outras novelas, lançado em 2007.
  • O tema de Fernanda, "Perigo", canção de Nico Rezende e Paulinho Lima, nasceu de uma cantada gay, e os versos "Se o clima é de romance, vou deixar correr", entrega a intenção da letra, e que quase embalou a paixão lébica entre Fernanda e Cintia, tendo sido eliminada da sinopse, por problemas com a censura.
  • Embora não seja uma trilha memorável, foi um sucesso de vendas, puxada pelos sucessos de "Perigo" com Zizi Possi, "Demais", com Verônica Sabino e "Tudo Bem", com Lulu Santos, vendeu mais de 350 mil cópias.


Abertura:
                                  

Trilha Sonora da Novela "Selva de Pedra"
Lançamento: 1986
Gravadora: Som Livre
Produção Musical: Mariozinho Rocha
Gravações inéditas*

Repertório:

01 - Perigo - Zizi Possi
02 - Na Selva da Cidade - Joe*
03 - Demais - Verônica Sabino*
04 - Mate-me Depressa - Marina*
05 - Sede dos Marujos - Ivan Lins
06 - Tudo em Você - Beto Guedes
07 - Tudo Bem - Lulu Santos
08 - Náufragos do Amor - Cheque Especial
09 - Malandro Agulha - Blitz*
10 - Mamão Com Mel - Gonzaguinha
11 - A Garota do Teatro Rebolado - Zé Rodrix*
12 - Toda Madrugada - Renato Terra
13 - Rock And Roll Lullaby - Freesounds



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Melhores Temas Internacionais de Novelas

O Melhor Internacional de Novelas